Política da Saúde do Homem

A política nacional de atenção Integral à Saúde do Homem, definida através da PORTARIA Nº 1.944, DE 27 DE AGOSTO DE 2009.
Essa política busca dar atenção à saúde do homem, reconhecendo que os agravos do sexo masculino constituem verdadeiros problemas de saúde pública.
Tendo como um dos objetivos principais, está Política pretende promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos. Há um conjunto possibilita o aumento da expectativa de vida e a redução dos índices de morbimortalidade por causas preveníeis e evitáveis nessa população.

“A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, portanto, além de evidenciar os principais fatores de morbimortalidade explicita o reconhecimento de determinantes sociais que resultam na vulnerabilidade da população masculina aos agravos à saúde, considerando que representações sociais sobre a masculinidade vigente comprometem o acesso à atenção integral, bem como repercutem de modo crítico na vulnerabilidade dessa população à situações de violência e de risco para a saúde.”

Chamar a atenção para a população masculina brasileira garantia de seu direito social à saúde é um dos desafios dessa política. Ela pretende tornar os homens protagonistas de suas demandas, consolidando seus direitos de cidadania

Leia também