Maio Vermelho

As hepatites A e E normalmente são causadas pela ingestão de alimentos ou água contaminadas. As hepatites B, C e D geralmente são transmitidas pelo contato com fluídos corporais de pessoas infectadas (transfusão de sangue, procedimentos médicos invasivos usando equipamentos contaminados, da mãe para bebê no nascimento – no caso da hepatite B – e também por contato sexual).

DIAGNÓSTICO

Os sintomas são: amarelecimento da pele e dos olhos, urina escura, fadiga extrema, náusea, vômito e dor abdominal. O diagnóstico e o tratamento precoce podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado. Por isso, é importante realizar os exames, através de testes rápidos, que fornecem o resultado na hora, ou exames laboratoriais.

TRATAMENTO

A hepatite A é uma doença aguda e o tratamento é feito com dieta e repouso. As hepatites B e D têm tratamento e podem ser controladas, evitando a evolução para cirrose e câncer. No caso do tipo C, existe cura em mais de 90% dos casos quando o tratamento é seguido corretamente

VACINAS

A vacina é uma forma de prevenção contra as hepatites do tipo A e B. Quem se vacina para o tipo B também está protegido para a hepatite D. Para os demais tipos de vírus, não há vacina, e o tratamento é indicado pelo médico.

Leia também